Prêmio

Ornitólogo brasileiro recebe importante prêmio de conservação nos Estados Unidos

By 9 de abril de 2019 junho 6th, 2019 No Comments

A Sociedade Ornitológica Americana anunciou que o ornitólogo brasileiro José Maria Cardoso da Silva foi o escolhido para receber o Ralph W. Schreiber Conservation Award de 2019. Este prêmio é concedido anualmente para reconhecer pesquisadores que tenham produzido contribuições científicas extraordinárias para a conservação, restauração ou preservação das aves e dos seus ambientes. Entre os ganhadores anteriores deste prêmio estão o biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, um dos proponentes do termo biodiversidade, e John Fitzpatrick, atual diretor do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, um dos mais importantes do mundo. Esta é a primeira vez que o prêmio é concedido a um cientista estrangeiro.

José Maria Cardoso da Silva é paraense de Belém, formado pela Universidade Federal do Pará, com mestrado pela Universidade de Brasília e doutorado em Biologia pela Universidade de Copenhagen, Dinamarca. Seus estudos sobre ecologia, biogeografia e evolução de aves brasileiras ajudaram a definir estratégias de conservação para vários ecossistemas brasileiros, incluindo a criação de várias unidades de conservação. Seus estudos foram publicados em 130 artigos em revistas nacionais e internacionais e capítulos de livro. Ele também organizou 9 livros, o mais recente dos quais é sobre Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, que foi editado junto com Marcelo Tabarelli e Inara Leal, professores da Universidade Federal de Pernambuco.

José Cardoso da Silva é atualmente Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade de Miami, Florida, Estados Unidos. No Brasil, ele colabora com o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá, um programa que ele ajudou a criar para formar os mestres e doutores necessários para gerenciar o imenso Corredor de Biodiversidade do Amapá.

Mais informações sobre o Ralph W. Schreiber Conservation Award podem ser obtidos em www.americanornithology.org.