A Sociedade Brasileira de Ornitologia é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1987, e tem como objetivos:

  • Reunir pessoas com interesse em Ornitologia;
  • Promover o desenvolvimento da Ornitologia brasileira;
  • Representar a comunidade de Ornitólogos brasileiros nacional e internacionalmente;
  • Promover, apoiar e organizar cursos nacionais e internacionais, conferências, encontros e congressos sobre Ornitologia;
  • Divulgar o conhecimento Ornitológico;
  • Organizar e/ou apoiar diferentes grupos dedicados à discussão de diferentes áreas da Ornitologia.
A SBO publica trimestralmente o Boletim da SBO.

A SBO tem assento em grupos assessores organizados pelo poder público com o objetivo de conservação de espécies ameaçadas de extinção, como aqueles organizados pelo ICMBio.

Anual ou bienalmente, a SBO promove o Congresso Brasileiro de Ornitologia, em parceria com organizadores estaduais, vinculados a destacadas Instituições de Ensino e Pesquisa.

Atualmente, a SBO publica em quatro números anuais a revista Ornithology Research (site), com artigos escritos em inglês dedicados à ecologia, taxonomia, biologia e ecologia de aves. Todo o conteúdo da revista tem acesso gratuito para os sócios (via login). Originalmente, a revista se chamava Ararajuba e depois Revista Brasileira de Ornitologia e tinha o apoio do CNPq para sua publicação. Atualmente, a publicação é feita em parceria recentemente estabelecida com a Springer, que assegura fundos adicionais e maior projeção internacional da SBO e de seus sócios.